quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Correção da ficha de avaliação de História e Geografia de Portugal - 6º Ano

1.a) Ásia, África e América
b) Ásia-Goa, Diu, Damão, Macau e Timor
África-Cabo Verde, S. Tomé e Príncipe, Guiné e Moçambique
América-Brasil
2.No séc. XVIII, o açúcar era um produto muito apreciado e bem pago na Europa, por isso os Portugueses começaram a produzi-lo em grandes quantidades. Esta nova riqueza atraiu muitos colonos; famílias inteiras partiam para o Brasil. Os mais ricos tornaram-se senhores de engenho, isto é donos das terras e das “fábricas de açúcar”. O engenho compreendia os campos de plantação, os canaviais, o moinho, o local onde viviam os escravos que era a sanzala e a casa-grande onde vivia o senhor. A mão de obra para produzir o açúcar era constituída essencialmente por escravos e vinha de África transportada em navios negreiros.
3. a) O açúcar começou a baixar em 1670, no séc. XVII.
b) “… os países compradores tinham já a sua própria produção noutras áreas da América.”
c) O ano foi 1760, no séc. XVIII.
d) O ouro.
e) Bandeirantes.
4. Os missionários foram para o Brasil proteger os índios da escravatura e evangelizá-los. Também lhes ensinavam a língua e a cultura portuguesa.
5. O comércio dos produtos vindos do Brasil, como o ouro, o açúcar e os diamantes trouxe grandes rendimentos ao rei. D. João V tornou-se muito rico e poderoso. O rei distribuía alguma da sua riqueza pelo clero e pela nobreza, em troca de obediência. Este monarca concentrava em si todos os poderes; nunca reuniu as cortes; a sua forma de governo era uma monarquia absoluta.
6. Estilo Barroco.
a) As características eram a talha dourada, as linhas curvas, os painéis de azulejos e o mármore.
b) O Aqueduto das Águas Livres e a Biblioteca Joanina.

 
7. O rei organizava grandes banquetes nos quais eram servidos muitos pratos. As refeições terminavam com as novidades da época que eram o café, o chocolate e o rapé que se inalava no final das refeições. Dançava-se o minuete ou a pavana e jogava-se às cartas e às damas. Na corte também se assistia a sessões de poesia e de música. Os espetáculos públicos como as touradas e a ópera também eram do agrado do rei. O rei e a sua corte faziam-se transportar em coches, berlindas, seges e liteiras.

b) É o clero.
c) O clero tinha a seu cargo o ensino, o serviço religioso e o Tribunal da Inquisição.
8.  Fig. 9 – A nobreza imitava a vida na corte e vivia com muito luxo.
Fig. 10 – A burguesia imitava a vida da nobreza e convivia em clubes e cafés.
Fig. 11 – O povo vivia com grandes dificuldades; tinha salários baixos e pagava muitos impostos.
9.a) Esta cerimónia é um Auto de Fé.
b) É o Tribunal da Inquisição.
10. a) O texto refere-se ao terramoto de Lisboa.
b) O terramoto ocorreu no dia 1 de novembro de 1755.
Ø  c) na população “…milhares de pessoas ficaram sepultadas…”
Ø  nos edifícios “Além de dez mil casas de moradias, foram numerosos os edifícios públicos que ruíram”
Ø  na população “…milhares de pessoas ficaram sepultadas…”
Ø  nos edifícios “Além de dez mil casas de moradias, foram numerosos os edifícios públicos que ruíram”
a)      “… salve-se quem puder…”
b)      Era o rei D. José I.
c)      Escolheu o Marquês de Pombal, Sebastião José de Carvalho e Melo.
d)      Socorrer os feridos e enterrar os mortos, mandou vigiar a cidade para evitar os roubos e mandou elaborar um plano de reconstrução da cidade de Lisboa.
11. A nova Lisboa tinhas ruas largas, com traçado geométrico, os passeios eram calcetados, foi criada uma rede de escotos e as casas foram construídas com um sistema anti-sismo, a gaiola.
12.

  • uma medida para diminuir as importações e aumentar as exportações A).
  • uma medida para favorecer os comerciantes portugueses D).
  • uma medida para reforçar o poder do rei C).
  • uma medida para proteger os direitos humanos E).
  • duas medidas para desenvolver e modernizar o ensino B) e F).

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