Nos dias 30 e 31 de maio de 2019 realizou-se a visita de
estudo a Lisboa, destinada aos alunos do 6º ano de escolaridade e foi uma
atividade que articulou conteúdos de duas disciplinas: História e Geografia de
Portugal e Ciências Naturais.
Estava
relacionada com os seguintes conteúdos:
HGP - 5º ano
– Portugal nos séculos XV e XVI
HGP-6º ano –
A monarquia absoluta no século XVIII- O reinado de D. João V.
Ciências
Naturais – A Terra é um planeta especial - Ambientes terrestres e ambientes
aquáticos; medidas que contribuam para promover a conservação da Natureza.
Ciências
Naturais – Diversidade nos animais - As características dos organismos e a sua
relação com os ambientes onde vivem.
Ciências
Naturais – A importância da proteção da biodiversidade animal- ações que podem
promover a biodiversidade animal
Para
concretizar estes conhecimentos, os alunos visitaram o Oceanário, o Museu dos Coches,
a zona histórica de Belém, o Jardim Zoológico e fizeram uma viagem no
Hippotryp.
No Oceanário
e no Museu dos Coches, os alunos beneficiaram de visitas orientadas pelo
serviço educativo dos respetivos locais, o que potenciou o aproveitamento
pedagógico da atividade.
Os alunos
mostraram muito interesse durante a realização das atividades e tiveram um
comportamento adequado às mesmas.
Para
avaliação da atividade foi elaborado um questionário ao qual responderam 24
alunos.
Nas respostas
verificou-se que 12,5 % dos que responderam nunca tinham ido a Lisboa e 20,8%
dos alunos afirmou que não conhecia nenhum dos locais que visitou. Mais de 70%
nunca tinham ido ao Oceanário e ao Jardim Zoológico e 21% nunca tinha ido ao
Museu dos Coches.
Os locais que
mais gostaram de visitar foram; a viagem no Hippotryp (87%), o Jardim Zoológico
(45,8%) e o Oceanário (33,3%). O local menos apreciado foi o museu dos coches
(29,2%).
Todos
afirmaram que tencionam voltar a todos os locais que visitaram.
Quando
questionados sobre a duração da visita, 100% considera que devia durar dois
dias.
Os objetivos
eram:
Consciencializar os alunos para o
valor cultural dos vestígios históricos e para a necessidade da sua
preservação.
Valorizar a
preservação de vestígios materiais do passado histórico em museus, que se
querem lugares vivos para o diálogo entre o passado e o presente.
Concretizar
conhecimentos adquiridos nas aulas.
Todos os alunos tiveram um comportamento adequado.
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